conecte-se conosco

Olá o que procuras?

Bahia

Professores da rede municipal protestam durante reabertura dos trabalhos na Câmara de Salvador

Professores da rede municipal protestam durante reabertura dos trabalhos na Câmara de Salvador
 

Fechamento de 44 escolas de educação para jovens e adultos e a retirada de professores especialistas estão entre as reivindicações dos manifestantes.

A reabertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Salvador foi marcada por manifestações do lado de fora, na Praça Municipal. Mais cedo, um grupo de manifestantes protestou contra o aumento do IPTU na cidade, porém, a principal manifestação foi de professores da rede municipal.

O grupo cobrou diálogo do prefeito Bruno Reis e do secretário de educação Marcelo Oliveira. Entre a extensa lista de reivindicações do grupo estão o pedido de reabertura de turmas de educação de jovem e adultos e a retirada de professores especialistas em artes e educação física, que serão substituídos por pedagogos na rede municipal de ensino em Salvador.

“Tenho mais de 30 anos de educação e exijo o respeito pela educação. Não é possível que o secretário não entenda que tem que negociar e que não pode desmontar a educação pública, num conceito de educação que é o inverso do que nós educadores referenciamos”, criticou a professora Marilene Bertoli.

O secretário de educação de Salvador, Marcelo Oliveira, falou sobre a manifestação e negou a falta de diálogo. “Em momento nenhum interrompemos o diálogo com a representação sindical em busca da melhor educação para os nossos alunos. Estamos dialogando. Estamos aqui para esclarecer e demonstrar o acerto dessas conversas que é o melhor para nossas crianças”, disse o gestor em entrevista à TV Bahia, depois da manifestação.

Segundo ele, parte dos professores tem “radicalizado” nas negociações. “Uma parcela dessas pessoas que se dizem representantes tem radicalizado. Estamos argumentando de parte a parte, algumas partes estão radicalizando e isso prejudica”, criticou o secretário.

O gestor ainda negou o fechamento de escolas para educação de jovens e adultos. Segundo ele, o que ocorreu foi uma otimização de vagas em escolas de uma mesma localidade. “Não deixamos de oferecer vagas no EJA. Temos 10 mil matriculados e 8 mil vagas disponíveis. O que fizemos foi otimizar as vagas com escolas próximas da outras e resolvemos juntar em uma escola para otimizar o dinheiro público”, disse Marcelo.

Durante a manifestação em frente à Câmara, uma professora acusou seguranças da prefeitura de truculência durante a manifestação. Ela reclamou que o secretário não tem ouvido as pautas da categoria.

Propaganda. Role para continuar lendo.

“Tivemos inúmeras tentativas de diálogos e o secretário disse que não vai abrir mão de nenhuma decisão. O secretário não quer ouvir e disse que não vai voltar atrás. São educações que modificam a vida e o porvir da educação de Salvador. Essa semana tivemos um período extenso de negociação e o senhor Marcelo Oliveira tem sido intransigente. Pedimos a ele e ao prefeito que escutem nossas pautas”, disse a professora Gerusa.

Por meio de nota, a prefeitura de Salvador disse que não houve nenhuma ação da Assistência Militar contra os manifestantes. A gestão ainda destacou que é contrária e repudia qualquer ação de violência contra os cidadãos.

Reabertura dos trabalhos

Já dentro da Câmara, o prefeito participou da reabertura dos trabalhos dos vereadores. O prefeito destacou a parceria do legislativo na votação e implementação de projetos como obras, assistência social e na oferta de oportunidades econômicas para geração de emprego e renda. A cerimônia ocorreu no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador, com a presença do presidente da Câmara, Geraldo Júnior; da vice-prefeita Ana Paula Matos, vereadores e gestores municipais.

 

 

Fonte: g1

 

Veja Também: Policia Federal Vazamento de dados por Bolsonaro

Propaganda. Role para continuar lendo.

 

Confira Também

Esportes

 Com filho de Matheusinho como modelo, Vitória lança nova camisa para temporada 2025 O Vitória lançou, na noite desta quinta-feira, a nova camisa 1 para a...

Esportes

 R$ 215 mil: CBF aumenta salários de presidentes de federações estaduais Aumento do salário dos presidentes das federações estaduais foi de 330% A Confederação Brasileira...

Esportes

 Juba manda o papo após gols nos acréscimos: “Evitar vacilo” Depois do empate com o Inter, na estreia da Liberta, o lateral Luciano Juba trocou...

Noticia

 Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem incentivo matrícula! O Ministério da Educação (MEC) paga nesta quinta-feira (03/04) R$ 200 aos beneficiários do Pé-de-Meia...

Esportes

 Vitória anuncia Renato Kayzer como novo reforço até 2027 O Esporte Clube Vitória confirmou, nesta quarta-feira (2), a contratação do atacante Renato Kayzer, de...

Esportes

 Morre aos 41 anos Leandro Domingues, ex-jogador do Vitória O ex-jogador Leandro Domingues, ídolo do Esporte Clube Vitória, faleceu aos 41 anos, vítima de...

Esportes

 Todo desfalcado! Inter tá cheio de baixas para duelo contra o Bahia A caminhada de Bahia e Internacional na Libertadores começa nesta quinta-feira (3), às 19h,...