Reencontro com história: Vitória enfrenta Léo Condé pela 1ª vez desde sua saída
A partida deste sábado (3), às 18h30, entre Vitória e Ceará, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro do Leão com o técnico Léo Condé, que deixou seu nome na história rubro-negra com os títulos da Série B de 2023 e do Campeonato Baiano de 2024.
Contratado pelo Vitória em fevereiro de 2023, Condé ficou à frente da equipe até maio de 2024. No total, foram 73 partidas, com 36 vitórias, 15 empates e 22 derrotas — aproveitamento de 56,16%. A campanha de Condé levou ao primeiro título nacional da história do Vitória, a Série B de 2023, e a conquista do Campeonato Baiano de 2024, torneio que o Leão não vencia desde 2017.
Em entrevista para o Bahia Notícias, após o título da Série B, Condé celebrou “o respeito da torcida” e disse que a conquista é “inesquecível”. O Leão ganhou a taça da Série B com duas rodadas de antecedências após vencer o Novorizontino, fora de casa, por 2 a 1.
“Foi um ano espetacular esse de 2023. Um início muito turbulento. Cheguei em um momento muito complicado do Vitória, mas conseguimos nos organizar bem. Fizemos uma Série B inesquecível. Conseguimos manter o Vitória entre os quatro primeiros durante quase toda a competição. Se eu esperava o título? Não. Nossa expectativa era fazer um Vitória competitivo. Eram cinco anos que o Vitória não conseguia ser protagonista em uma competição. Agora, é claro que o título foi a cereja do bolo. Estou muito feliz por ter conquistado o título e o respeito da torcida”, disse Condé na época.
Após o título do Baianão de 2024, o Vitória de Léo Condé acumulou sete jogos sem vencer, com um empate e seis derrotas no período, o que resultou na substituição do comando técnico por Thiago Carpini, atual treinador do Leão.
Após a saída do Vitória em maio de 2024, Léo Condé foi contratado pelo Ceará um mês depois e ajudou o Vozão a conquistar o acesso para a Série A, terminando na quarta colocação da Série B. No time cearense, o ex-técnico do Leão soma 47 jogos, com 28 vitórias, sete empates e 12 derrotas.
Além do título da Série B de 2023 e do Baianão de 2024, Léo Condé, natural da cidade de Piau, em Minas Gerais, já foi campeão estadual outras quatro vezes – em 2017, pelo CRB, em 2020 e 2022, pelo Sampaio Corrêa, e nesta temporada, com o Ceará. O treinador ainda tem passagens por Nova Iguaçu, Tupi, Caldense, Bragantino, Goiás, Paysandu, entre outras equipes.
Antes do reencontro com o Vitória, Léo Condé e o Ceará enfrentam o Palmeiras, nesta quarta-feira (30), às 19h30, na Arena Castelão, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Fonte: Bahia Noticia / Saiba mais: NT Esportes
