Em 2017 o sacerdote Aritana de Oxóssi recebeu em seu programa as representantes do grupo “As Ganhadeiras de Itapuã” Maria Hermilina Dias (Dona Mariinha), Tereza Cristina de Lima (Lica) e o violinista do grupo Amadeu Alves. Na época o grupo tinha 13 anos de fundação e já carregava uma historia de superação e diversidades, no programa os assuntos levantados foram: a religião que e diversificada dentro do grupo, a definição das musicas cantadas e os prêmios que o grupo levou.
Em outra oportunidade no ano de 2018 a equipe do programa foi a um evento que teve a participação do grupo que agradeceu o incentivo e o espaço que o programa teve e que ajudou na divulgação do grupo para a Bahia toda.
“DE ALMA LAVADA”
Esse foi o tema do enredo da escola de samba Unidos do Viradouro que ganhou seu segundo titulo de campeã do carnaval do RIO levando a historia das Ganhadeiras de Itapuã para o Sambódromo da Sapucai.
Escola de samba Unidos do Viradouro
A viradouro e uma escola tradicional do carnaval do RIO e vem de um jejum de 23 anos sem conquistar um titulo, esse ano a escola pesquisou e levantou a historia do grupo que lavava roupas ao som de cantigas na lagoa do Abaeté (Ponto turístico de Salvador-BA) e apostou na historia forte de superação de mulheres que lutavam para sustentar suas família e com isso a escola de samba conseguiu romper o jejum e foi a grande campeã do carnaval 2020.
A escola entrou na avenida com 2.700 componentes e 27 alas, na comissão de frente um carro que representava a lagoa se transformava em um grande aguaria com uma linda representação de oxum que e a filha de iemanjá, a Oxum além de ser Rainha das águas doces e rainha do ouro e da beleza.
A escola não economizou no luxo das fantasias e alegorias. Mestre Ciça comandou a bateria de cinco notas dez, com direito a paradinha.
A Viradouro encerrou o desfile mostrando que a luta das mulheres continua.
Esse sábado(29) a escola volta a desfilar na Sapucai dessa vez já consagrada como campeã do carnaval de 2020.
O programa do Sacerdote Aritana esta sempre de olho valorizando e dando força a cultura baiana levando ao ar para que se expanda e se torne conhecida, o Sacerdote Aritana de Oxóssi parabeniza as Ganhadeiras de Itapuã por mais uma vitoria e Agradece a escola Viradouro por também acreditar na cultura baiana.
Axé com Aritana