Salvador tem monitoramento para coronavírus
Ação é realizada em conjunto pelas secretarias de saúde do estado e do município
Com a proximidade do Carnaval e a chegada de milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros a Salvador, a cidade está atenta ao coronavírus que já matou 106 pessoas na China, epicentro do surto com 4.515 casos da doença. O monitoramento está sendo realizado em conjunto pelas secretarias de saúde do estado e do município e deve seguir durante o período de festas. O Aeroporto Internacional de Salvador já adotou medidas desde ontem.
“Estamos trabalhando em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado e o Ministério da Saúde, estamos acompanhado com atenção”, disse o secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, durante o lançamento do aplicativo Vida+ Cidadão, na manhã desta terça-feira (28).
O secretário destacou ainda que os casos estão sendo acompanhados inclusive internacionalmente. “Eu determinei que a equipe de vigilância epidemiológica acompanhe como está sendo tratado e cuidado isso lá na China e nós vamos tomar as medidas que forem necessárias para manter a saúde de Salvador”, completou Prates.
Até o momento, não há registro da doença na Bahia. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou em nota, nesta terça-feira (28), que aumentou o nível de alerta das equipes de vigilância epidemiológica e sanitária para o coronavírus, seguindo a orientação do Ministério da Saúde,
o que inclui a revisão dos fluxos de investigação de casos suspeitos, bem como a definição do hospital de referência para encaminhamento de possíveis casos e apuração de contatos com outras pessoas, por exemplo.
O Aeroporto de Salvador também anunciou, em nota, que está seguindo as orientações da Anvisa em relação ao monitoramento do Coronavírus no país.