Os usuários receberam mensagens de erro ao tentar acessar os sites
Os serviços do Facebook Inc. ficaram offline por até seis horas na segunda-feira antes de alguns deles serem restaurados, uma indisponibilidade prolongada que interrompeu o acesso de usuários e empresas ao redor do mundo e deixou a empresa de tecnologia lutando por uma solução.
A empresa se desculpou pela interrupção , que afetou suas principais plataformas e aplicativos, incluindo WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger – e que uma empresa externa de rastreamento disse que parecia ser a mais difundida em sua história. O Facebook disse que o problema se deve a problemas de rede. Especialistas externos disseram que parecia resultar de uma mudança que a empresa fez nas instruções de rede para acesso a seus sistemas.
A interrupção prejudicou a comunicação tanto essencial quanto mundana, isolou os clientes de pequenas empresas e desacelerou o comércio eletrônico em uma miríade de países. Algumas empresas viram suas operações e receitas serem reduzidas, enquanto outras enviaram argumentos de marketing com base na desativação dos serviços, destacando até que ponto o Facebook – apesar das muitas controvérsias e desafios que enfrenta – está no centro da vida diária em todo o mundo.
Os usuários começaram a receber mensagens de erro ao tentar acessar as plataformas do Facebook pouco antes do meio-dia ET. A interrupção também causou interrupções generalizadas nas ferramentas de comunicação interna do Facebook, incluindo algumas chamadas de voz e aplicativos de trabalho usados para compromissos de calendário e outras funções, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Alguns funcionários usaram o Zoom para se manterem conectados ao longo do dia, disseram as pessoas.
A paralisação cortou as comunicações entre os data centers do Facebook, levando a uma cascata de interrupções à medida que os servidores eram desligados uns com os outros, disse o Facebook. Os sistemas internos também foram atingidos, tornando difícil para os engenheiros da empresa diagnosticar e corrigir o problema, disse a empresa. Os dados do usuário não foram comprometidos, de acordo com a empresa.
O Facebook começou a restaurar seus serviços de rede a partir das 17:20 horas ET de segunda-feira, de acordo com a empresa de internet Fastly. Cerca de meia hora depois, os aplicativos e sites do Facebook começaram a funcionar novamente para alguns usuários, disse Fastly. Como a interrupção foi tão severa, o retorno à recuperação total foi lento, disse o Facebook. A empresa não especificou o que causou os problemas iniciais de rede.
A interrupção parece ter sido a maior da história da empresa com base no número de usuários afetados. É o maior já detectado pela Downdetector, que rastreia interrupções de sites, com mais de 10,6 milhões de relatórios de problemas em todo o mundo, de acordo com um porta-voz da empresa controladora da Downdetector.
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, se desculpou. “Eu sei o quanto você confia em nossos serviços para se manter conectado com as pessoas de quem você gosta”, disse ele em um post no Facebook.
A interrupção afetou pequenas e grandes empresas que dependem do Facebook de várias maneiras.
Tricia Puleo, 52 anos, que oferece aulas virtuais de Zumba para clientes, disse que não conseguiu entrar em contato com seus clientes, pois as redes sociais são a única forma de saberem os horários de suas aulas virtuais.
“É assim que eu anuncio”, disse ela. “Isso afeta quantas pessoas eu alcanço, quantas pessoas vêm às minhas aulas e quanto dinheiro eu ganho.”
Algumas empresas começaram a tentar alcançar os clientes com sugestões ou marketing com base na interrupção. Mott & Bow, um varejista online de jeans, enviou e-mails para alguns usuários anunciando vendas de roupas, com o assunto: “Aqui está uma distração enquanto o Instagram / Facebook estão fora do ar.” Peloton Interactive Inc. tuitou, “então, enquanto esses aplicativos estão desligados, diga-nos seu humor e nós recomendaremos uma aula para fazer hoje à noite”.
Elizabeth Gore, cofundadora e presidente da Hello Alice, uma empresa que ajuda diversos proprietários de pequenas empresas, disse que usar a mídia social durante a pandemia foi uma ótima maneira para as pequenas empresas continuarem vendendo produtos enquanto as lojas fechavam.
Mas ela disse que a perda de comunicação criada pela queda de segunda-feira foi problemática tanto para ela quanto para os clientes. “Eu veria isso como um desastre natural na mídia social”, disse ela. WhatsApp restaurados após uma interrupção prolongada
O Twitter foi inundado na segunda-feira com comentários, piadas e reclamações de usuários do Facebook e seus serviços. Poucas horas após o início da interrupção, o Twitter escreveu “Olá, literalmente a todos” em um tweet em sua conta oficial. O CEO e cofundador do Twitter, Jack Dorsey, também tuitou seu apoio ao Signal, um serviço de mensagens rival, em meio a outras piadas. Posteriormente, a empresa reconheceu que o fluxo de tráfego recebido pode ter afetado as respostas e as mensagens diretas por um período.
WhatsApp restaurados após uma interrupção prolongada