CBF anuncia mudanças no Nordestão e Estaduais não darão mais vagas; entenda
A CBF já reduziu em uma data a Copa do Nordeste de 2025, com uma alteração no formato de disputa da fase de grupos e no chaveamento, mas, para 2026, as mudanças serão ainda mais drásticas.
Em documento enviado aos clubes e às federações, a CBF afirmou que está trabalhando para a reformulação do torneio, o que pode significar uma redução ainda maior nas datas.
“Olhando para o futuro, mais precisamente a partir do ano de 2026, a CBF/DCO trabalhará na reformulação da Eliminatória da Copa do Nordeste e Copa do Nordeste”, diz a CBF.
A principal novidade está na divulgação do fim da classificação para o Nordestão através dos Estaduais. A entidade, inclusive, chama o Nordestão de 2026 de uma ‘nova competição’.
“A habilitação de participação de clubes na nova competição estará condicionada à observância dos requisitos técnicos e ao cumprimento de demais requisitos de participação estabelecidos pela CBF, não podendo a Federação Estadual provisionar, reservar ou dispor de vaga para a Eliminatória da Copa do Nordeste e da Copa do Nordeste em seus Regulamentos de Campeonatos Estaduais de 2025”.
Até a edição da Copa do Nordeste de 2025, os classificados em sua maioria vieram das competições estaduais, incluindo os nove campeões da região nordestina, além de outras equipes de campeonatos que oferecem mais vagas. Além, é claro, dos times que se classificam via ranking, como o Bahia.
O novo formato de classificação ainda não foi divulgado. O que se sabe, no entanto, é que os campeões não terão mais vaga garantida.
O que motiva a CBF a fazer tantas mudanças na Copa do Nordeste?
Na mesma carta enviada a clubes e federações, a Confederação Brasileira de Futebol reafirma que o calendário apertado é o motivo que faz com que sejam necessárias novas adaptações.
Dentre os motivos, estão a realização da Copa do Mundo de 2026, que exigirá pausa no calendário no meio do ano.
Em 2027, a Copa do Mundo feminina acontecerá no Brasil e também pausará o calendário do futebol brasileiro.
Em 2028, por sua vez, será mais uma edição da Copa América que exigirá que o calendário nacional pare.
Já em 2025 e em 2029, serão as edições da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que também resultarão em pausas no meio do ano no futebol brasileiro.
Dessa forma, a CBF afirma que tem trabalhado para buscar soluções permanentes. Para o próximo ano, os estaduais vão acabar em março, assim como o Brasileirão será iniciado no fim deste mesmo mês e encerrado no fim de dezembro.
saiba mais: NotíciaTem.com