Donald Trump já foi alvo de piadas online por sua expressão ‘trabalhos de negros’, mas ele voltou a mencioná-la na convenção NABJ, onde também causou indignação ao questionar a herança de Kamala Harris.
Simone Biles faz história nas Olimpíadas
Simone Biles fez uma crítica a Donald Trump, declarando que ama seu “trabalho de negro” depois de conquistar vitórias históricas nas Olimpíadas de Paris esta semana. A estrela de 27 anos já era a ginasta mais condecorada da história dos Estados Unidos antes de chegar à França. Esta semana, ela fez mais história ao ganhar sua sexta medalha de ouro olímpica e sua segunda nos jogos deste ano.
A provocação de Biles a Trump
Após ganhar o ouro na competição geral na quinta-feira – tornando-se apenas a terceira e a mais velha mulher a conquistar a medalha de ouro duas vezes – Biles foi às redes sociais para provocar Trump. Ela reagiu aos comentários chocantes de Trump sobre a herança racial de Kamala Harris na conferência da Associação Nacional de Jornalistas Negros (NABJ). Sorrindo e fazendo pose em sua jaqueta cheia de diamantes, a ginasta compartilhou duas fotos de si mesma exibindo sua brilhante medalha de ouro após marcar impressionantes 59.131 pontos, superando a brasileira Rebeca Andrade por mais de um ponto.
“Eu amo meu trabalho Black”, ela postou, ao lado de um coração negro na madrugada de sexta-feira.
Reação nas redes sociais
Os usuários das redes sociais rapidamente se juntaram à provocação de Trump. Uma pessoa comentou: “Espera aí, Trump está dizendo que você só recentemente se tornou negra.” Outro brincou: “Você é negra agora? Eu pensei que você fosse uma ginasta? Agora você é negra também?”
Trump já foi alvo de piadas online por sua expressão “trabalhos de negro”, mas ele voltou a mencionar o termo durante sua desastrosa aparição na NABJ esta semana. Falando no palco, o ex-presidente disse a uma sala cheia de jornalistas negros que os imigrantes estão tomando “trabalhos dos negros”. Quando perguntado sobre o que constitui um trabalho de negro, ele afirmou: “Um trabalho de negro é qualquer pessoa que tenha um emprego. Isso é o que é.”
Comentários sobre Kamala Harris
Ele também fez comentários ácidos sobre Harris, a primeira vice-presidente negra e asiático-americana. Alegou de forma absurda e falsa que ela “recentemente se tornou negra”. “Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás, quando ela de repente se tornou negra e agora quer ser conhecida como negra”, disse ele, antes de perguntar: “Então eu não sei – ela é indiana? Ou é negra?”
Trump enfrentou uma enxurrada de críticas de democratas, comentaristas e do público em geral pelos comentários racistas.
Mais em Portal Notícia Tem.