João Marinho Neto, natural do Ceará, é oficialmente o homem mais velho do mundo, aos 112 anos e 52 dias de vida. O Guiness Book confirmou o título na última terça-feira (26/11), após o falecimento do inglês John Tinniswood, de mesma idade, ocorrido na segunda-feira (25/11).
O cearense, nascido em Maranguape em 1912, já detinha o título de homem mais velho da América Latina. Criado na zona rural do município de Apuiarés, João Marinho é filho de fazendeiros e, desde pequeno, esteve ligado à vida no campo. Aos 4 anos, começou a ajudar o pai nas tarefas agrícolas.
João foi casado duas vezes. Com sua primeira esposa, Josefa Albano dos Santos, teve quatro filhos. Após a morte de Josefa em 1994, João uniu-se a Antonia Rodrigues Moura, com quem teve mais dois filhos. Ao todo, sua família é composta por seis filhos, 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.
Segundo João, o segredo de sua longevidade está em viver cercado de boas companhias e manter laços com a família. Essa filosofia foi destacada pelo Guiness Book em sua homenagem oficial.
No ranking dos homens mais velhos do mundo, elaborado pela LongeviQuest, três das cinco primeiras posições são ocupadas por brasileiros:
- João Marinho Neto – 112 anos
- Josino Levino Ferreira – 111 anos
- Ken Weeks – 111 anos (Austrália)
- Hilario Orozco Lemus – 111 anos (México)
- Primo Olivieri – 110 anos
Mais em Portal Notícia Tem.