Os olhos se voltam para o céu em antecipação, à medida que o Cometa 12/P Pons-Brooks, apelidado de “Cometa do Diabo” devido à sua estrutura peculiar em forma de chifres, se prepara para uma passagem única perto da Terra.
As projeções indicam que sua aparição, prevista para 8 de abril de 2024, oferecerá uma rara oportunidade de avistamento a olho nu. A última vez que se aproximou assim foi há 71 anos.
Os entusiastas do céu terão a chance de testemunhar esse espetáculo celeste, mas a visibilidade do cometa dependerá das condições atmosféricas. Observadores podem considerar o uso de binóculos ou telescópios para uma experiência mais detalhada.
Impressionante em tamanho, os cientistas estimam um diâmetro de pelo menos 17 quilômetros para essa estrutura celestial. Apesar de suas dimensões imponentes, especialistas asseguram que essa aproximação não representa qualquer perigo para o nosso planeta.
Recentemente, a astrônoma amadora Helen Usher compartilhou imagens do cometa, comparando-o à icônica nave Millennium Falcon da franquia “Star Wars”, no perfil do X.
Latest images from our #12P Campaign – great teamwork!
Now we're using 2m @faulkstel to try to determine the nucleus rotation period.
I'm sure setting up observations of the Millenium Falcon will be very popular when @senoj_draddots takes @comet_chasers to @eisteddfod next week! pic.twitter.com/3l3NRQHqTX— Helen Usher (@tyseren) August 5, 2023
TRADUÇÃO: Últimas imagens da nossa Campanha #12P – ótimo trabalho em equipe! Agora estamos usando 2m @faulkstel para tentar determinar o período de rotação do núcleo. Tenho certeza de que fazer observações do Millenium Falcon será muito popular quando
De acordo com a NASA, os cometas são grandes corpos compostos de poeira e gelo que orbitam o Sol, sendo reconhecidos pelas caudas luminosas que os acompanham. Estes objetos são vestígios da formação do Sistema Solar, ocorrida há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
Prepare-se para testemunhar um evento cósmico memorável, à medida que este visitante celestial singular se aproxima de nossa vizinhança, oferecendo uma visão rara e deslumbrante do cosmos.
Clique aqui e veja mais em: noticiatem.com