O ex-presidente Donald Trump foi alvo de uma tentativa de assassinato no último sábado (13/7). Esse ataque pode influenciar a eleição.
Anúncio na Convenção Nacional do Partido Republicano
O senador de Ohio, J.D. Vance, agora é o vice na chapa de Donald Trump para disputar a presidência dos Estados Unidos nas eleições deste ano. O anúncio aconteceu durante a Convenção Nacional do Partido Republicano, nesta segunda-feira (15/7), onde foi oficializada a candidatura de Trump.
Declaração de Trump sobre a Escolha de Vance
“Após uma longa deliberação e reflexão, e considerando os talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande estado de Ohio”, escreveu Trump em uma rede social.
Histórico de J.D. Vance
Nascido em Middletown, Ohio, Vance serviu nos Fuzileiros Navais e se formou na Universidade do Estado de Ohio e na Escola de Direito de Yale. Ele é autor do bestseller “Hillbilly Elegy”, que foi publicado no Brasil como “Era uma Vez um Sonho: A História de uma Família da Classe Operária e da Crise da Sociedade Americana”. Vance, de 39 anos, ganhou o mandato de senador por Ohio em 2022, derrotando o democrata Tim Ryan.
Ataque a Trump durante Comício
No último sábado (13/7), Donald Trump sofreu uma tentativa de assassinato durante um comício em Butler, Pennsylvania. O ataque resultou na morte de um espectador e feriu o ex-presidente. O atirador foi morto.
Declaração de Vance sobre o Ataque
O senador Vance, agora vice de Trump na disputa pela Casa Branca, declarou após o ataque que o crime não seria um caso isolado e o relacionou à campanha de Joe Biden. “A premissa central da campanha de Biden é que o presidente Donald Trump é um fascista autoritário que deve ser detido a todo custo”, afirmou em uma postagem no X (antigo Twitter). “Essa retórica levou diretamente à tentativa de assassinato do presidente Trump”.
Investigação do FBI
O caso está sendo investigado pelo FBI, que indica que o criminoso agiu sozinho, mas ainda não determinou a motivação.
Créditos: Metrópoles
Mais em Portal Notícia Tem.