O governador Rui Costa (PT) anunciou, nesta tarde (7), a criação e instalação de um Comitê da Transparência para fiscalizar os atos estaduais relacionados a compra de equipamentos, contratação de profissionais e outras ações relacionada ao combate da Covid-19 na Bahia.
A decisão tem como referência ação semelhante adotada pelo governo do Ceará. Fazem parte do comitê a Procuradoria Geral de Justiça do Estado e o Tribunal de Contas.
“Montamos e instalaremos amanhã (8) um comitê para acompanhamento das compras, relacionadas, contratações, procedimentos do combate ao coronavírus. Um Comitê da Transparência. Quem faz as coisas com transparência não pode ter medo de bandidos e eu não tenho medo deles. Nós vamos fazer esse Comitê da Transparência. Executivo, Ministério Público e Judiciário juntos para acompanhar todo processo”, disse Rui durante live online nesta tarde.
A iniciativa, demonstrou o governador, é também uma medida de combate á disseminação de notícias falsas – fake news – que tem crescido durante a pandemia. Durante a transmissão, Rui anunciou ainda que, em reunião com os governadores do Nordeste, foi montada, de forma coletiva, “uma força de inteligência para tentar identificar esses criminosos. Uma quadrilha que está prejudicando as estratégias de combate ao coronavírus”.
INSTAGRAM : @tvportalonline