Menos de uma semana antes do Carnaval, a Bahia registra nova variante da Ômicron em Salvador e 16 municípios. Sesab recomenda intensificação da vacinação.
Uma nova variante da Ômicron, sublinhagens JN.1 e JN.1.1, foi identificada em Salvador e em 16 cidades do interior da Bahia, conforme relatório do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). O sequenciamento genético realizado pelo Lacen-BA detectou a variante em amostras coletadas entre 24 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.
As cidades afetadas pela nova variante são Adustina, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Barrocas, Camaçari, Catu, Conceição da Feira, Conceição do Coité, Feira de Santana, Paripiranga, Piatã, Pintadas, Pojuca, Santa Bárbara, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recomenda que os municípios intensifiquem a vacinação contra a Covid-19, especialmente diante das festividades carnavalescas que atraem grandes aglomerações. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatiza a importância de manter o esquema vacinal atualizado, destacando a ação de vacinação pré-carnaval que busca intensificar a imunização com a vacina bivalente.
A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, assegura que as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra as variantes em circulação no país. A cobertura da vacina bivalente na Bahia está em 15,05%, sendo destinada a pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose há mais de 6 meses. Durante a ação pré-carnaval, a vacina está sendo oferecida para todos com 12 anos ou mais.
Veja lista de cidades baianos com registro da nova variante do coronavírus:
- Adustina
- Alagoinhas
- Amélia Rodrigues
- Barrocas
- Camaçari
- Catu
- Conceição da Feira
- Conceição do Coité
- Feira de Santana
- Paripiranga
- Piatã
- Pintadas
- Pojuca
- Santa Barbara
- Santo Antônio de Jesus
- Vitoria da Conquista