Yoga, uma prática antiga enraizada na filosofia indiana, tem mais de 5.000 anos de história. Desenvolvida originalmente como uma prática filosófica e espiritual, sua popularidade só cresceu ao longo dos séculos, devido aos seus inúmeros benefícios, como aumento da flexibilidade e redução do estresse.
Nosso entendimento moderno do yoga remonta aos “Yoga Sutras” de Patanjali, um guia definitivo escrito há mais de 2.000 anos. Esses textos formam a base do yoga, ensinando que a verdadeira essência da disciplina é a união do corpo, mente, alma e espírito.
A História e Expansão do Yoga
Foi apenas no final do século XIX que o yoga começou a se tornar mais conhecido no Ocidente, à medida que viajantes compartilhavam suas experiências na Índia. Hoje, o yoga é tão comum quanto qualquer esporte, sendo praticado em estúdios, academias e até em casa, graças aos tutoriais no YouTube.
Como veículo para meditação e atenção plena, o yoga ganhou ainda mais popularidade com o crescimento da indústria do bem-estar. Além de melhorar a saúde física, o yoga tem demonstrado benefícios significativos para o bem-estar mental, criando uma sensação de calma e melhorando a concentração.
Benefícios do Yoga
Charlotte Townend, professora particular de yoga e fundadora da Wylder, destaca que a prática “aumenta a resistência e fortalece todas as áreas do corpo”. Ela explica que as posturas de equilíbrio fortalecem os pequenos músculos nas articulações, diminuindo a chance de lesões. “As inversões, como o ombro no chão, pernas na parede e o cachorro olhando para baixo, não só acalmam o sistema nervoso, mas também melhoram a drenagem linfática, a circulação sanguínea e aumentam o fluxo de sangue para a pele do rosto”, afirma Townend.
Cat Meffan, fundadora do Soul Sanctuary, concorda, acrescentando que “embora inicialmente categorizemos o yoga como uma atividade física que nos torna fortes e flexíveis, há muito mais nesta prática do que aparenta”.
Fisicamente, o yoga pode energizar, acalmar o sistema nervoso e aliviar as tensões musculares após um longo dia, aumentando a força geral. Pode ajudar na dor nas costas, nos sintomas de artrite, na saúde do coração, além de melhorar o sono e fornecer mais energia ao longo do dia. Segundo Meffan, o yoga “tem o poder de transformar você de dentro para fora”.
Como o Yoga Pode Ajudar na Ansiedade
Meffan destaca que o yoga “nos ensina a desacelerar e criar espaço em nossas vidas ocupadas”. A disciplina também pode aliviar a ansiedade por meio da respiração (pranayama) e meditação. Para ela, o yoga foi fundamental na recuperação de um transtorno alimentar e depressão, aumentando sua confiança e ajudando-a a aceitar suas imperfeições. “O yoga me dá espaço para ser vulnerável sem vergonha ou julgamento, e sei que, com meus anos de ensino, faz o mesmo para muitos outros”, relata.
Townend também enfatiza os benefícios dos exercícios respiratórios do yoga, como a respiração em caixa (inspirar por quatro segundos, segurar por quatro, expirar por quatro e repetir), que “acalmará a mente e aumentará a consciência do momento presente”.
Yoga e Perda de Peso
Sessões intensas de yoga podem ajudar a queimar calorias, tonificar e aumentar a massa muscular. Além dos benefícios físicos, o yoga também pode ajudar a gerenciar o estresse, aumentar os níveis de concentração e melhorar o humor, impactando positivamente sua dieta e hábitos alimentares.
Diferenças Entre Pilates e Yoga
Embora ambos sejam exercícios de baixo impacto, yoga e pilates têm diferenças significativas. O yoga é uma disciplina holística antiga que promove a fusão de mente, corpo e espírito. Já o pilates, desenvolvido por um ginasta germano-americano no século XIX, foca no fortalecimento do core e no equilíbrio muscular. Apesar das diferenças, ambas as práticas ensinam técnicas de respiração e ajudam a combater o estresse e a ansiedade, além de aumentar a flexibilidade.
Como Começar com o Yoga
“Yoga é para todos”, diz Townend. “E você não precisa ser flexível para começar. Recomendo uma hora por semana, uma ou duas vezes, além de outras formas de movimento”. Ela sugere que aulas presenciais são mais benéficas para ajustes de alinhamento e modificações, mas que o YouTube também é uma excelente fonte para começar em casa. “Comece com o básico e construa a prática lentamente. Com consistência e paciência, o corpo começará a se abrir e se adaptar a novas posturas e transições”, conclui.
Transforme sua vida com yoga e experimente os benefícios desta prática milenar para o corpo e a mente.