Primeiro mês de funcionamento da UPA Pediátrica dos Barris é marcado por sucesso e atendimento especializado em Salvador
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica dos Barris, inaugurada pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completou seu primeiro mês de operação na quinta-feira (25). Durante esse período, a unidade realizou mais de 2,3 mil atendimentos a crianças do município, consolidando-se como um importante reforço na saúde infantil da cidade.
A UPA Pediátrica dos Barris é a primeira estrutura fixa e independente da cidade dedicada exclusivamente ao atendimento de urgência e emergência para crianças. A gerente da Urgência e Emergência da SMS, Camilla Cumming, destacou a importância desse serviço especializado: “Ter um pronto atendimento voltado apenas para as crianças proporciona um suporte e acompanhamento humanizado e completo, além de resguardá-las de exposição a situações que podem gerar apreensão e medo, por exemplo, quando os atendimentos eram unificados na mesma recepção dos adultos.”
O secretário municipal da Saúde, Alexandre Reis, ressaltou a escolha estratégica da localização da nova unidade. “A UPA Vale dos Barris é a mais procurada pela população, com uma média de 11,4 mil atendimentos mensais. Então, trazer esse reforço para o serviço, com o atendimento exclusivo para os pequenos, é um ponto extremamente positivo para um funcionamento pleno, ágil e com qualidade das duas unidades,” afirmou Alexandre Reis.
Estrutura Completa e Atendimento Humanizado
A UPA Pediátrica dos Barris funciona 24 horas por dia e tem capacidade para atender até 150 crianças diariamente. A unidade está equipada com salas de estabilização, acolhimento e classificação de risco, salas de medicação, dois leitos de observação e quatro consultórios, garantindo um atendimento ágil e eficiente.
Com um mês de funcionamento, a UPA Pediátrica dos Barris já demonstra ser um marco na assistência à saúde infantil em Salvador, proporcionando atendimento especializado e humanizado para os pequenos cidadãos da cidade.