conecte-se conosco

Olá o que procuras?

Foto: Reprodução/Facebook

EUA

Somente Michelle Obama venceria Trump; pesquisa mostra 11 pontos de vantagem

 

A pesquisa mais recente da Ipsos encomendada pela Reuters revela que apenas a ex-primeira-dama Michelle Obama superaria o ex-presidente Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, previstas para novembro.

Os números revelados

Michelle Obama lidera com 11 pontos de vantagem sobre Trump. Em cenários hipotéticos com candidatos democratas alternativos a Biden, a ex-primeira-dama conta com 50% das intenções de voto, sendo a única a conseguir derrotar Trump, que detém 39%.

Por outro lado, o atual presidente está empatado com seu antecessor. Nesse cenário, de acordo com a pesquisa Ipsos/Reuters, tanto Joe Biden quanto Trump aparecem com 40%.

Declaração de Michelle Obama

Em março, a ex-primeira-dama declarou que não concorreria à presidência. Em comunicado à NBC News, a diretora de comunicação de Michelle, Crystal Carson, reafirmou: “Como a ex-primeira-dama já expressou diversas vezes ao longo dos últimos anos, ela não pretende se candidatar à presidência. Ela apoia o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris na campanha pela reeleição”.

Desempenho de Kamala Harris

Vice-presidente Kamala Harris tem desempenho semelhante ao do presidente. Harris aparece com 42% dos votos, contra 43% de Trump. Considerando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados.

Desempenho de governadores democratas

Governadores democratas teriam menos de 40% dos votos. A pesquisa também simulou disputas entre governadores democratas e Trump. Contra Gavin Newsom (39%), da Califórnia, o republicano aparece com 42% das intenções de voto. Trump também está à frente numericamente de Gretchen Whitmer, do Michigan (41% a 36%); Andy Beshear, do Kentucky (40% a 36%); e J. B. Pritzker, de Illinois (40% a 34%).

Confira todos os cenários testados pela pesquisa Ipsos/Reuters:

Propaganda. Role para continuar lendo.
  • Joe Biden 40% x 40% Donald Trump
  • Michelle Obama 50% x 39% Donald Trump
  • Kamala Harris 42% x 43% Donald Trump
  • Gavin Newsom 39% x 42% Donald Trump
  • Gretchen Whitmer 36% x 41% Donald Trump
  • Andy Beshear 36% x 40% Donald Trump
  • J. B. Pritzker 34% x 40% Donald Trump

Repercussão pós-debate

Esta é a primeira pesquisa Ipsos realizada após o debate entre Biden e Trump. Os números mostram que o desempenho do democrata, que teve uma repercussão negativa e gerou preocupações no partido, pouco afetou as intenções de voto dos eleitores. Na pesquisa anterior, realizada em maio, 41% dos entrevistados declararam voto em Biden e 39% em Trump.

Opinião dos eleitores sobre a reeleição

A maioria acredita que Biden deveria desistir de tentar a reeleição. Quando questionados, 56% dos eleitores disseram concordar que o presidente deveria abandonar a disputa. Outros 46% afirmaram que Trump é quem deveria desistir. A diferença é ainda maior na divisão por partido: enquanto cerca de um terço (32%) dos democratas apoia a saída de Biden, apenas 11% dos republicanos disseram o mesmo de Trump.

Detalhes da pesquisa

O levantamento entrevistou 1.070 americanos entre 1º e 2 de julho. A amostra inclui 892 eleitores registrados, sendo 348 democratas, 322 republicanos e 303 independentes. Todos os entrevistados tinham 18 anos ou mais. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Sistema eleitoral nos EUA

Presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto popular. Na realidade, os eleitores escolhem os representantes do Colégio Eleitoral — ou delegados — de seus respectivos estados.

O vencedor precisa conquistar 270 dos 538 delegados. O número de representantes é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada estado. Por isso, o candidato que recebe a maioria dos votos populares pode não ser eleito, como aconteceu em 2016: na ocasião, Trump não conquistou a maior parte dos votos absolutos, mas sim dos delegados.

Créditos:  IstoÉ

Confira Também

EUA

 Donald Trump, aos 78 anos, retorna à Casa Branca como o 47º presidente dos Estados Unidos, após superar Kamala Harris, do Partido Democrata, segundo...

Mundo

 Recuperação de Kamala Harris na reta final gera otimismo cauteloso para os democratas e alerta entre republicanos. Com a eleição americana se aproximando nesta...

Mundo

 Em conversa franca com Charlamagne tha God, candidato presidencial busca fortalecer apoio entre homens negros e se comprometer com mudanças na justiça social. A...

Tv e famosos

 Beyoncé, uma das maiores estrelas da música mundial, ameaçou emitir uma notificação judicial, conhecida nos Estados Unidos como “cease and desist”, contra a campanha...

Brasil

 Evento lunar combina Superlua e Lua Azul e só ocorrerá novamente em 2037 Agosto: Um Mês Cheio de Surpresas Astronômicas Agosto continua surpreendendo os...

EUA

 O que a maconha, a pena de morte e o fraturamento hidráulico têm em comum? Kamala Harris, como procuradora-geral da Califórnia, defendeu com sucesso...

EUA

 Desde o primeiro anúncio de TV, Donald Trump atacou Kamala Harris focando na imigração, que sua campanha vê como a maior fraqueza dela. “Esta...