Fechado há um mês devido às severas enchentes que assolaram a capital gaúcha, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), deve voltar a operar até dezembro. A informação foi confirmada durante uma vistoria realizada nesta segunda-feira (3/6) por representantes do governo federal.
Previsão de Reabertura
Durante a inspeção, a CEO da Fraport Airport, Andreea Pal, afirmou que a reabertura do aeroporto será possível a partir da segunda quinzena de dezembro, desde que as obras de reparo comecem em junho. O deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS), presente na vistoria, corroborou essa previsão.
A visita também contou com a presença do ministro Paulo Pimenta, secretário Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto está fechado desde 3 de maio, quando as águas do Guaíba invadiram a pista e o primeiro pavimento do terminal.
Custos e Reparos
A Fraport estima que a retomada das operações custará R$ 300 milhões, dos quais R$ 45 milhões serão destinados à aquisição de novos equipamentos, muitos deles importados. A Zero Hora foi a primeira a divulgar esses dados.
A concessionária já contratou a empresa responsável pela limpeza da pista. Os trabalhos começarão ainda nesta segunda-feira. “A partir desta semana, intensificaremos os esforços de limpeza e sondagem. É uma prioridade para nós acompanhar de perto, para que o aeroporto volte a funcionar o mais rápido possível,” declarou o ministro Pimenta.
Impacto das Enchentes no Rio Grande do Sul
Conforme o último balanço da Defesa Civil, divulgado às 9h desta segunda-feira, as chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul já resultaram em 172 mortes. O desastre deixou 806 feridos e 42 pessoas continuam desaparecidas. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas, com 579 mil desalojadas e 37 mil abrigadas em locais de emergência.
Das 497 cidades gaúchas, 475 foram impactadas pela tragédia, evidenciando a magnitude do desastre natural que afetou o estado.