Jornalista Alega Agressão E Racismo Por Policial Em Salvador – Caso Sob Investigação
No Dia 20 De Novembro De 2023, Um Incidente Chocante Ocorreu No Centro Histórico De Salvador, Envolvendo O Jornalista/Colunista Adenilson De Oliveira Mendes (Drt 92619/Sp) , Que Alega Ter Sido Agredido Verbal E Fisicamente Por Um Policial Militar. Adenilson Relata Que O Motivo Da Agressão Foi O Simples Fato De Ele Se Identificar Como Jornalista Quando Abordado Pelo Policial. A Investigação Em Andamento.
O Jornalista/Colunista Adenilson De Oliveira Mendes (Drt 92619/Sp) Estava Com Sua Família E Amigos, Aguardando Um Uber Em Frente À Casa Do Benin, No Pelourinho, Salvador. Um Vídeo Que Circula Nas Redes Sociais Capturou O Momento Em Que Um Policial Militar, Identificado Como Sd Pm Ícaro Henrique Vigas Da Silva (Mat. 30.564.664-2), Realizou Uma Abordagem Agressiva A Adenilson.
De Acordo Com O Relato Do Jornalista, Ele Se Identificou Como Jornalista/Colunista Ao Policial, Na Tentativa De Assegurar Que Estava Agindo De Forma Pacífica. No Entanto, O Policial Teria Respondido Com Palavras Ofensivas E, Em Seguida, Dado Dois Tapas No Rosto De Adenilson, Ordenando Que Ele Se Afastasse.
Após Este Episódio, O Jornalista Buscou A Delegacia Territorial No Bairro Dos Barris, Onde Questionou As Razões Para Sua Condução. O Policial Alegou Que Adenilson O Havia Desacatado, Citando Palavras Depreciativas Supostamente Ditas Pelo Jornalista. Adenilson Nega Veementemente Ter Desacatado Os Policiais Em Qualquer Momento Durante A Interação.
– Investigação Em Andamento.
O Caso Está Sob Investigação Da Corregedoria Militar, Que Deverá Esclarecer As Circunstâncias Do Incidente E Determinar A Responsabilidade Das Partes Envolvidas. Adenilson De Oliveira Mendes Já Prestou Queixa Contra O Policial Ícaro Henrique Vigas Da Silva E Passou Por Exame De Corpo De Delito Para Documentar As Lesões Resultantes Da Alegada Agressão.
O Jornalista Também Expressou Preocupação De Que O Incidente Tenha Sido Motivado Por Racismo, Considerando Que As Ações Do Policial Parecem Ter Ocorrido Após A Identificação Do Jornalista. Essa Preocupação Será Levada Em Consideração Durante A Investigação.
O Incidente Envolvendo O Jornalista Adenilson De Oliveira Mendes E O Policial Militar Ícaro Henrique Vigas Da Silva É Uma Questão Séria Que Suscita Preocupações Sobre Abuso Policial, Racismo E Uso Indevido Da Força. A Sociedade Aguarda Ansiosamente Os Resultados Da Investigação Para Determinar A Verdade Dos Eventos E Garantir Que A Justiça Seja Feita, Independentemente Das Circunstâncias. Este Caso Destaca A Importância Da Transparência E Da Responsabilização Nas Instituições De Aplicação Da Lei Para Manter A Confiança Do Público.
Momento de Tensão: Jornalista da TV Globo Encara Mira de Fuzil em Investigação de Operação Policial