Equipes da Polícia Militar, Civil e Federal atuam em operação que resulta na apreensão de armas longas e na detenção de suspeitos envolvidos em confronto anterior.
Salvador, 17 de setembro de 2023 – Em uma operação conjunta envolvendo equipes da Polícia Militar, Civil e Federal, foram apreendidas armas de fogo e registradas duas mortes de criminosos suspeitos de envolvimento em um confronto ocorrido anteriormente no bairro de Valéria, em Salvador.
As ações aconteceram neste domingo (17) no Conjunto Paraguari II e na Rua Novos Unidos, ambos localizados no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário da cidade.
Durante a operação, guarnições da Rondesp BTS estavam realizando patrulhamento na região, enquanto policiais civis e federais ocupavam outras áreas da localidade. Foi então que os criminosos foram avistados saindo de uma mata fechada e se escondendo em um apartamento no térreo de um edifício.
Na tentativa de prisão, a dupla abriu fogo contra as guarnições da Rondesp BTS e acabou sendo ferida. Os militares prestaram socorro, mas os traficantes não resistiram aos ferimentos. A segunda ocorrência envolveu o Pelotão Especial da 18ª CIPM.
Com os criminosos, as autoridades apreenderam um fuzil calibre 5,56, uma carabina calibre 9mm, um revólver, carregadores e munições.
Nas últimas 48 horas, ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), envolvendo a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal, resultaram na localização de oito criminosos que participaram do confronto em Valéria. Sete deles foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. Um indivíduo que possuía mandado de prisão em aberto também foi capturado.
Até o momento, as forças estaduais e federais conseguiram apreender dos integrantes da facção criminosa três fuzis, uma carabina, uma submetralhadora, duas pistolas, carregadores e munições. As ações reforçam o compromisso das autoridades em combater o crime organizado e manter a segurança da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador.