Um criminoso, suspeito de integrar uma quadrilha que movimentou R$ 5 bilhões em tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro nos últimos cinco anos, foi preso no Guarujá, SP. A operação denominada ‘Terra Fértil’ cumpriu mandados em sete estados brasileiros.
De acordo com a Polícia Federal (PF), o traficante fazia parte de uma organização criminosa que ocultava patrimônio obtido através de crimes como o tráfico internacional de drogas. As investigações revelaram que o grupo usava empresas de fachada para lavar dinheiro. Eles compravam imóveis e veículos de luxo em nome de terceiros, movimentando grandes quantias financeiras incompatíveis com os capitais sociais das empresas.
O criminoso já tinha sido investigado anteriormente. Ele era suspeito de enviar cocaína para países da América do Sul e Central, especialmente para cartéis mexicanos.
Lavagem de Dinheiro
A PF detalhou que as empresas de fachada criadas pelo grupo não tinham registro de funcionários no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Algumas dessas empresas realizavam transações com criptomoedas e outros negócios fora de suas áreas de atuação. Isso levantou suspeitas de que tais investimentos eram utilizados para mascarar a origem ilícita dos recursos.
A operação revelou que a organização movimentou mais de R$ 5 bilhões em um período de cinco anos. A PF acredita que os investimentos eram uma forma de disfarçar a origem ilegal dos valores.
Detalhes da Operação ‘Terra Fértil’
A prisão ocorreu em Guarujá durante a operação ‘Terra Fértil’. Essa operação foi deflagrada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Goiás. Cerca de 280 policiais federais participaram da ação. Eles cumpriram nove mandados de prisão preventiva e 80 mandados de busca e apreensão. Houve também o sequestro de bens e o bloqueio de contas dos suspeitos.
A PF informou que o objetivo da operação foi desmantelar a organização criminosa envolvida em tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e falsidade material e ideológica.
Essa ação representa mais um passo importante na luta contra o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro. Ela destaca o comprometimento da Polícia Federal em desarticular organizações criminosas que atuam no país.
Fonte: G1
Mais em Portal Notícia Tem.