Brasil

Lula promete tirar Brasil do Mapa da Fome até 2026: “A mais degradante das privações”

 

Em seu discurso, Lula afirmou que “nenhum tema é mais atual e mais desafiador para a humanidade”…

do que o enfrentamento da fome e da pobreza. “Não podemos naturalizar tais disparidades”, disse o presidente da República

Em discurso no qual se emocionou, nesta quarta-feira (24), durante reunião do G20 no Rio de Janeiro (RJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou o compromisso de seu governo de erradicar a fome no Brasil até o fim do atual mandato, em dezembro de 2026.

O presidente da República discursou durante a cerimônia de abertura da reunião da força-tarefa do G20 e o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A iniciativa, proposta pela presidência brasileira do G20, estabelece uma Aliança Global para obter recursos para a implementação de políticas públicas e tecnologias sociais eficazes para a erradicação da fome e da pobreza no mundo. O G20 é o grupo formado pelas 19 maiores economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana.

“Hoje, o mundo produz alimentos mais do que suficiente para erradicar a fome. O que falta é criar condições de acesso aos alimentos. Enquanto isso, os gastos com armamentos subiram 7% no último ano, chegando a US$ 2,4 trilhões. Inverter essa lógica é um imperativo moral, de justiça social, mas também essencial para o desenvolvimento sustentável”, afirmou Lula.

“Tomamos a decisão política de colocar os pobres no orçamento. Como resultado, só em 2023 retiramos 24,4 milhões de pessoas da condição de insegurança alimentar severa. Ainda temos mais de 8 milhões de brasileiras e brasileiros nessa situação. Este é o compromisso mais urgente do meu governo: acabar com a fome no Brasil, como fizemos em 2014”, prosseguiu.

Em seguida, Lula reafirmou a promessa de eliminar a fome no país até 2026. “Meu amigo, diretor-geral da FAO [Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Qu Dongyu], pode ir se preparando para anunciar em breve, ainda no meu mandato, que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome”, disse o presidente brasileiro.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Elaborado pela ONU, o Mapa da Fome estima que cerca de 110 países enfrentam situação crônica de falta de alimentos básicos em parte de suas populações. O indicador considera a chamada “prevalência de subalimentação” – quando os alimentos consumidos são insuficientes para proporcionar uma vida ativa e saudável. Integram o Mapa da Fome os países em que essa situação afeta mais de 2,5% da população.

Os relatórios têm apontado que o Brasil vem regredindo desde 2019. O país voltou ao Mapa da Fome em 2022, oito anos depois de ter deixado a lista (em 2014).

“A mais degradante das privações humanas”

Em seu discurso, Lula afirmou que “nenhum tema é mais atual e mais desafiador para a humanidade” do que o enfrentamento da fome e da pobreza. “Não podemos naturalizar tais disparidades. A fome é a mais degradante das privações humanas. É um atentado à vida, uma agressão à liberdade”, disse.

“Ao longo dos séculos, fome e pobreza estiveram cercadas de preconceitos e interesses. Muitos viam os pobres como um mal necessário e mão-de-obra barata para produzir as riquezas das oligarquias”, continuou o presidente.

“Falsas teorias os consideravam responsáveis pela própria pobreza, atribuída a uma indolência inata, sem qualquer evidência nesse sentido. Foram ignorados por governantes e setores abastados. Mantidos à margem da sociedade e do mercado.”

Segundo Lula, “a fome tem o rosto de uma mulher e a voz de uma criança”. “Mesmo que elas preparem a maioria das refeições e cultivem boa parte dos alimentos, mulheres e meninas são a maioria das pessoas em situação de fome no mundo”, afirmou.

“Muitas mulheres são chefes de família, mas ganham menos. Trabalham mais no setor informal, se dedicam mais aos cuidados não-remunerados, e têm menos acesso à terra que os homens”, concluiu Lula.

.

Propaganda. Role para continuar lendo.

.

.

.

SAIBA MAIS EM: NOTICIATEM.COM!

Confira Também

Brasil

 Imagens mostram densa fumaça, especialmente na região oeste, onde queimadas afetam a Amazônia e o Pantanal. No último domingo, 15, o Deep Space Climate...

Esportes

 Brasil volta a jogar mal e perde para o Paraguai nas Eliminatórias da Copa   O Brasil voltou a perder nas Eliminatórias da Copa...

Esportes

 Paraguai x Brasil onde assistir, escalações e outras informações   A Seleção Brasileira visita o Paraguai nesta terça-feira (10), às 21h30, no Estádio Defensores...

Esportes

 Brasil encara o Equador pelas 7ª rodada das Eliminatórias Sul-Americana para Copa do Mundo 2026. O Estádio Couto Perreira recebe nessa sexta-feira, 06 de...

Brasil

 Setores de serviços e indústria registram crescimento enquanto a agropecuária recua O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% no segundo trimestre de...

Esportes

 O ex-astro do basquete norte-americano revelou durante a Expert XP que está “ansioso para fazer negócios por aqui”. Participação na Expert XP 2024 Magic...

Brasil

 A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (2/9) manter o bloqueio do X no Brasil. Os membros da Turma tinham...

Direito autoral © 2022 Noticiatem.com feito por Sbfagencia.com

Sair da versão mobile