O Banco da Rússia deve aumentar sua taxa básica de juros em 200 pontos-base
para 18%, em uma próxima decisão em 26 de julho, enquanto luta contra taxas de inflação persistentemente altas. Esse movimento vem em resposta às taxas de inflação que devem superar a meta de 4% do banco até o final de 2024.
A inflação acelerou, levando o BC a adotar uma postura mais agressiva, com a promessa de manter os juros altos por um longo período. Conforme divulgado em 24 de junho, o Ministério da Economia registrou taxa de inflação anual ao consumidor de 8,61%.
Uma pesquisa recente composta por 16 analistas e economistas revelou que a maioria, dez para ser exato, prevê que o Banco da Rússia aumentará sua taxa para 18% em 26 de julho. Enquanto isso, três analistas preveem alta para 17,5%, e os três restantes sugerem um aumento mais modesto, de 100 pontos-base.
O consenso entre os analistas:
é que os juros devem fechar o ano em 17,75%, uma alta em relação à previsão anterior, de 16%. Analistas do BCS World of Investments apontam a falta de indicadores claros de desaceleração da inflação como a razão para a continuidade das medidas rígidas do banco central.
A pesquisa também revisou a previsão de inflação de fim de ano para 6,4%, um salto significativo em relação à estimativa anterior de 5,6% e substancialmente acima da meta do banco central. Para contextualizar, a taxa de inflação anual foi de 7,4% em 2023, que mostrou uma queda de 11,9% em 2022.
Além disso, a pesquisa indica uma leve melhora nas expectativas para o crescimento do PIB da Rússia, agora projetado em 3,1% este ano, marginalmente acima da previsão do mês passado.
A moeda russa, o rublo, atualmente negociada a cerca de 87 por dólar, deve se desvalorizar para 97,5 em relação ao dólar nos próximos doze meses.
A Reuters contribuiu para este artigo.
Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.
Quer saber qual ação comprar agora?
A IA está revolucionando o mercado. O ProPicks do Investing.com oferece 6 estratégias prontas, com ações vencedoras selecionadas por nossa IA avançada. Em 2024, a IA do ProPicks identificou 2 ações que subiram mais de 150%, outras 4 que saltaram mais de 30% e mais 3 que se valorizaram mais de 25%. Qual será a próxima ação a disparar?
.
.
.
SAIBA MAIS EM: NOTICIATEM.COM!