Empresa assume compromissos para promover a igualdade racial e apoiar iniciativas antirracistas.
O Atakarejo Distribuidor de Alimentos e Bebidas anunciou o compromisso de pagar R$ 20 milhões ao Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad) do Estado da Bahia em um acordo histórico destinado a combater o racismo estrutural e promover a igualdade racial. O acordo foi homologado na última segunda-feira, 18 de setembro, e estabelece uma série de medidas antirracistas que a empresa se compromete a adotar.
O compromisso reforçado por Atakarejo foi formalizado em um Termo de Acordo Judicial com o apoio dos ministérios públicos do Estado da Bahia (MPBA) e do Trabalho (MPT), defesas públicas da União (DPU) e do Estado (DPE), Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), Centro Santos Dias de Direitos Humanos e Odara- Instituto da Mulher Negra.
Entre as principais obrigações previstas no acordo, destaca-se a concessão de contratação de empresas de segurança patrimonial que tenham em seu quadro funcionários policiais civis ou militares da ativa ou que tenham sido expulsas das instituições. Além disso, a empresa não poderá empregar pessoas com cláusulas transitadas em julgadas por crimes que envolvam violência física ou psíquica, nem ser gerida por policiais da ativa ou exonerados, contratar policiais da ativa para serviços eventualmente, ou operar sem o devido registro e autorização.
Uma medida notável do acordo é o compromisso de não proibir a filmagem das abordagens realizadas por seus trabalhadores ou colaboradores nas dependências de seus estabelecimentos e em atividades profissionais em nome do Atakarejo.
Outro ponto importante do acordo é as obrigações de a empresa refletir a proporção racial aferida nas unidades da Federação em que opera nos próximos 12 meses, conforme a mais recente censura realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa medida visa aumentar a diversidade racial dentro da empresa e promover oportunidades iguais para todos os seus funcionários.
O acordo representa um marco significativo na luta contra a raça