União Brasil não retira candidatura de Elmar; metade da bancada petista não vota em Hugo Motta
A candidatura do deputado Elmar Nascimento à presidência da Câmara Federal está mantida. Fontes do Informe Baiano garantiriam, nesta quinta-feira (31/10), que o União Brasil não retirou a candidatura do parlamentar. “O União Brasil decidiu que cabe a Elmar essa decisão e apoiará Elmar seja qual for a decisão”, pontuou.
A fonte do NT revelou ainda que Elmar vai participar de uma conversa com Hugo Motta e Antônio Brito ainda hoje. Depois, seguirá para São Paulo, onde participará de um encontro partidário.
“Essa história de que o PT declarou apoio a Hugo Motta também não procede. Metade do PT não apoia Hugo. Quem declarou apoio foi Odair Cunha, que é o líder o partido”, acrescentou.
Mais cedo, uma fonte do NT já havia sinalizado que o suposto apoio do PT e do próprio UB, além de outras lideranças, ao candidato Hugo Motta (Republicanos), seria um “ataque psicológico” do presidente Arthur Lira (PP). Isso, inclusive, colocava a governabilidade de Lula em xeque, já que o movimento é contrário ao UB e ao PSD, partidos que sustentam o Executivo no Congresso.
Nota de Elmar
Nas redes sociais, Elmar sustentou a candidatura. “Após reunião com deputados e lideranças do União Brasil, reafirmamos a manutenção de minha candidatura à presidência da Câmara. Temos a 3ª maior bancada, com 59 parlamentares, e elegemos 584 prefeitos, por isso possuímos a grandeza e a capacidade para liderar este posto”, escreveu.
“Estamos comprometidos em garantir a governabilidade, a independência da Câmara e a defesa dos interesses dos brasileiros. Ao longo de minha vida no legislativo, aprendi que a política se constrói com diálogo. Por isso, sempre estive e continuarei aberto a conversas construtivas”, acrescentou.
O líder do União Brasil reforçou: “Não tenho desavenças políticas com meus oponentes, mas também firmei compromissos com outras legendas, com as quais aprofundaremos as discussões para fortalecer nossa posição”.
“Agradeço o apoio da bancada. Junto com o presidente Antonio de Rueda e o vice-presidente ACM Neto, conduziremos o processo com a máxima responsabilidade, desprendimento e firmeza. Nosso objetivo é claro: queremos ser respeitados pelo nosso tamanho e relevância no cenário nacional”, finalizou Elmar.