O empresário e apresentador Silvio Santos, de 93 anos, foi diagnosticado nesta quinta-feira (18) com H1N1. Internado no Hospital Albert Einstein, ele permanece em observação enquanto aguarda os resultados de uma série de exames.
O que é H1N1?
O H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe, também conhecida como gripe Influenza A ou gripe suína. Este vírus ganhou notoriedade ao afetar uma grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.
Características do Vírus
“O H1N1 é um tipo de vírus do que a gente chama de gripe. Ele muda sazonalmente e já temos variações desse vírus. Os nomes surgem conforme a carga genética do vírus, que sofreu mutação”, explica a médica pneumologista Michelle Andreata.
Sintomas do H1N1
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas típicos da H1N1 incluem:
- Dor de garganta
- Tosse
- Dor no corpo
- Dor de cabeça
- Mal-estar
- Secreção nasal excessiva
- Febre
“De uma forma geral, o início de sintomas da H1N1 se dá nas vias aéreas superiores. São comuns também a diminuição do apetite e mialgia. É raro ter febre muito alta, mas pode acontecer, principalmente em crianças”, detalha a pneumologista.
Transmissão
A transmissão do H1N1 ocorre de pessoa para pessoa, especialmente através de tosses ou espirros de pessoas infectadas. É importante manter medidas de higiene, como lavar as mãos frequentemente e usar máscaras em ambientes fechados, para prevenir a propagação do vírus.
O diagnóstico de H1N1 em Silvio Santos alerta para a necessidade de atenção aos sintomas e medidas de prevenção. O acompanhamento médico adequado é fundamental para o tratamento eficaz da doença.