Nesta quinta-feira (21), marca um ano desde que Silvio Santos, o lendário apresentador e empresário, se afastou dos palcos do SBT. No entanto, essa não é a primeira vez que ele se ausenta da emissora por um longo período. Anteriormente, Silvio ficou afastado entre dezembro de 2019 e julho de 2021 devido ao auge da pandemia de Covid-19.
Nos últimos 12 meses, Silvio Santos ensaiou um retorno em abril, mas desistiu após se deparar com temperaturas de cerca de 13 graus na capital paulista. Durante os primeiros três meses e meio do ano, ele passou suas tradicionais férias nos Estados Unidos, com o plano de gravar o “Jogo dos Pontinhos” durante essa ocasião.
Em março, o programa “Silvio Santos” passou a ser apresentado por Patrícia Abravanel, sua filha. Patrícia sempre enfatiza em suas aparições que seu pai não se aposentou e que voltará quando julgar apropriado.
A assessoria de imprensa da emissora SBT emitiu um comunicado afirmando: “Ele ainda não anunciou sua aposentadoria e fala que está de férias. Às vezes diz para a Patrícia: ‘semana que vem vou gravar com você’. A qualquer momento poderá aparecer, mas só ele sabe quando.”
Apesar do afastamento, Silvio Santos esteve no ar em fevereiro, quando o SBT exibiu uma gravação que ele comandou justamente em 21 de setembro de 2022.
Novos Projetos e Anúncios
Durante seu período afastado dos palcos, Silvio Santos concedeu uma entrevista ao apresentador Roger Turchetti no YouTube e fez dois importantes anúncios. O primeiro foi a retomada do programa “Porta da Esperança” (1984-1996), que ganhará uma nova versão. O segundo foi a declaração de que não há planos de produzir um reality de confinamento, como a “Casa dos Artistas” (2001-2002), devido ao alto custo.
Sobre o “Porta da Esperança”, Silvio prometeu uma abordagem diferente, afirmando: “Vou fazer um ‘Porta da Esperança’ diferente. Pode aguardar que vai ser bom.”
Em relação a um possível retorno aos reality shows no SBT, Silvio foi claro: “É muito caro.”
Mudanças na Emissora
Durante seu afastamento, a filha de Silvio Santos, Daniela Beyruti, assumiu a vice-presidência do SBT. Nesse período, Fernando Pelégio, Diretor Artístico e de Planejamento, deixou a emissora após mais de quatro décadas, e Benjamin Back pode ser recontratado.
Há três meses, Silvio acompanhou o especial de 60 anos do seu programa diretamente de sua casa. O programa contou com a participação de pessoas que marcaram as seis décadas de história do apresentador, além de reviver quadros de sucesso.
No início deste mês, Silvio fez sua última aparição pública ao lado da esposa, Íris Abravanel, com Patrícia compartilhando uma foto do casal em seu Instagram, chamando-os de “casal inspiração.”
[Inserir Palavras-chave de SEO: Silvio Santos, SBT, afastamento, programa de TV, Patrícia Abravanel, Porta da Esperança, reality show, mudanças na emissora]