O WhatsApp agora não mais exibe o “Última vez visto” e o “Online” para pessoas com quem o usuário nunca bateu papo antes.
A medida teria sido implementada para evitar que utilizadores de apps alternativos, como WhatsApp GB, pudessem acompanhar os hábitos de utilização de qualquer pessoa, mesmo sem ter trocado uma mensagem sequer.
A novidade passou a funcionar no Android e no iOS na semana passada, conforme mostra um e-mail do suporte oficial do WhatsApp compartilhado no Twitter. Segundo o mensageiro da Meta (ex-Facebook Inc.), a medida é uma forma de “aprimorar a privacidade e segurança de usuários”.
Evitando stalkers
Embora o app de mensagens não tenha apontado as reais causas da novidade, a principal suspeita é de que o recurso serve para evitar os olhares “privilegiados” de usuários de programas alternativos para acessar mensagens. Apps como o já citado Whatsapp GB e também o NS Whatsapp abusam de brechas na plataforma para conferir detalhes que não deveriam ser vistos, como informações de uso, mensagens excluídas e capturas de tela.
A funcionalidade evita que um usuário fique de olho na presença online de pessoas com quem nunca conversou, mas, considerando o e-mail do WhatsApp, bastaria enviar uma mensagem para voltar a ver o “Última vez visto”.
Vale ressaltar também que essa função é aplicada independentemente da configuração de privacidade adotada pelo usuário. Ou seja, se o utilizador adota a visibilidade do “Última vez visto” para “Todos”, o status será visível somente para quem já bateu papo ao menos uma vez.