Tragédia em Alto Mar
Mike Lynch, um renomado empresário britânico do setor de tecnologia, desapareceu junto com outras seis pessoas. O incidente ocorreu quando seu superiate de luxo foi atingido por uma tromba d’água e afundou na costa da Sicília nesta manhã.
O Acidente
O iate estava ancorado perto de Porticello, em Palermo, quando a tempestade atingiu a área. O tornado atingiu a embarcação por volta das 5h da manhã, causando danos severos que levaram ao rápido naufrágio.
Angela Bacares, esposa de Lynch, foi uma das 15 pessoas resgatadas. A embarcação, que tinha 180 pés de comprimento, pertencia a Bacares e levava 10 tripulantes, além de 11 convidados.
Resgates Dramáticos
Entre os resgatados, estavam Charlotte Golunski e sua filha de um ano. Charlotte relatou como perdeu momentaneamente sua filha no caos das ondas, mas conseguiu encontrá-la e levá-la em segurança.
Apesar dos esforços, seis passageiros, incluindo britânicos e americanos, ainda estão desaparecidos. Mergulhadores estão explorando os destroços, que se encontram a 160 pés de profundidade, em busca de sobreviventes.
Um Fim Trágico
O corpo de um homem, que acredita-se ser o chef canadense do iate, foi encontrado flutuando ao lado da embarcação. Há receios de que os desaparecidos estejam presos nas cabines, já que mergulhadores relataram ter visto corpos através das escotilhas do iate.
Uma Vida de Conquistas
A tragédia ocorre poucas semanas após a absolvição de Lynch em um processo criminal em São Francisco. A vitória encerrou uma batalha legal de 12 anos relacionada à venda de sua empresa, Autonomy, por US$ 11 bilhões à Hewlett-Packard em 2011.
Mike Lynch, aos 59 anos, já foi considerado um bilionário e comparado a Bill Gates. Sua empresa, que utilizava a teoria matemática bayesiana, inspirou o nome do iate.
Nacionalidades a Bordo
A maioria dos passageiros era de origem britânica, mas havia cidadãos de outras nacionalidades, incluindo Nova Zelândia, Sri Lanka, Irlanda, Canadá e EUA. Entre eles, dois tinham dupla nacionalidade britânica e francesa.
Investigação em Andamento
O iate, que pertence a uma empresa na Ilha de Man chamada Revtom, era de propriedade legal de Bacares. Testemunhas afirmam que a embarcação ainda estava ancorada quando o tornado a atingiu, quebrando seu mastro e provocando seu naufrágio.
A Guarda Costeira Italiana informou que uma embarcação próxima ofereceu assistência imediata aos ocupantes, antes da chegada dos serviços de emergência.
Socorro em Meio à Tempestade
Um veleiro holandês, ancorado próximo ao iate, resgatou os 15 sobreviventes. O capitão Karsten Borner descreveu como sua embarcação foi atingida por fortes ventos e como a tripulação trabalhou para estabilizá-la.
Depois da tempestade, Borner e seu imediato notaram um sinalizador na água e navegaram até lá, encontrando o bote salva-vidas com os sobreviventes.
Charlotte Golunski, que está hospitalizada com sua filha, descreveu a experiência como “terrível”. Ela relatou como o vento forte atingiu o barco em questão de minutos, levando-o a afundar pouco depois.
Mais em Portal Notícia Tem.