conecte-se conosco

Olá o que procuras?

Política

Por reeleição,Jair Bolsonaro dá carta branca para troca de diretores e conselho na Petrobras

 

Uma das ideias em discussão por Jair bolsonaro é criar um espaçamento de 100 dias. o governo anunciou na substituição de José Mauro Ferreira Coelho por Caio Paes de Andrade.

Além de trocar José Mauro Ferreira Coelho por Caio Paes de Andrade na presidência da Petrobras, Jair Bolsonaro (PL) quer também a substituição de diretores e do conselho de administração da empresa. O foco é um só: intervir no preço dos combustíveis para evitar prejuízos à campanha de reeleição.

Desde que Bento Albuquerque caiu do cargo de ministro das Minas e Energia, Paulo Guedes, ministro da Economia, recuperou poder na estatal e conseguiu emplacar não só o substituto de Bento – Adolfo Sachsida – como indicar o novo presidente da Petrobras.

Segundo o NoticiaTem apurou, a ala política defendia uma medida mais rápida para diminuir o impacto do reajuste dos combustíveis, como um subsídio – ao que Guedes era contra.

Quando Guedes ganhou a queda de braço e colocou Sachsida à frente das Minas e Energia, ganhou também o sinal verde para fazer mudanças em outros postos estratégicos da Petrobras – como diretorias e conselho – para conter novos reajustes.

Nesse sentido, uma das ideias em discussão no governo é conseguir alargar o espaço entre os reajustes dos preços nas refinarias – por exemplo, garantir um intervalo de 100 dias ou mais entre eles.

A avaliação é que, embora essa alteração não garanta preços mais baixos, pelo menos o governo conseguiria reduzir o número de vezes que o assunto voltaria ao centro do debate público daqui até a eleição.

Observatório Social da Petrobras

Cem dias não é um intervalo trivial. De acordo com um levantamento do Observatório Social da Petrobras, desde 2009 nunca houve um espaçamento desse tamanho entre os reajustes da gasolina, por exemplo. O maior intervalo até aqui é o atual, 73 dias.

Essa ameaça de mudanças assusta o mercado. Não à toa, ações da Petrobras na bolsa de Nova York abriram esta terça-feira (24) em forte queda.

Propaganda. Role para continuar lendo.

E não é certo que, mesmo que o governo queira, as alterações venham a ocorrer, pois dependeriam de passar pelo crivo da política de governança da estatal.

Entre assessores políticos de Bolsonaro, a solução para os preços nos combustíveis, agora, está nas mãos de Paulo Guedes: e esse grupo – integrado por políticos do Centrão – teme que as medidas propostas pela Economia não ocorram a tempo de blindar o presidente do desgaste eleitoral do tema.

Fonte: g1

Veja também: Incêndio atinge Associação de Proteção à Infância na Avenida Maria Quitéria

Confira Também

Política

 Ex-presidente é acusado pela Polícia Federal junto com 11 pessoas. A decisão sobre a denúncia caberá à Procuradoria-Geral da República. A Polícia Federal indiciou...

Política

 O Vácuo Político Pós-Bolsonaro No turbilhão das próximas eleições presidenciais, uma ausência reverbera como um terremoto político. Com Jair Bolsonaro banido das urnas até...

Política

 Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), que faz parte da base de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, surpreendeu ao elogiar as gestões...

Política

 Nesta quinta-feira, o governador Tarcísio de Freitas, do partido Republicanos, oficializou a sanção da Lei 17.843, que cancela as multas administrativas aplicadas durante a...

Polícia

 Escândalo envolvendo o deputado distrital Daniel Donizet (MDB-DF) choca Brasília e gera investigações O deputado distrital Daniel Donizet (MDB-DF), conhecido por seu apoio a...

Política

 O artigo relata que a Polícia Federal (PF) realizou uma operação de busca e apreensão relacionada a uma investigação sobre a suposta venda de...

Bahia

 O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão responsável por combater a lavagem de dinheiro, investigou transferências suspeitas envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro...