Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (14/8), 92,3% dos jovens começam o ensino fundamental, mas apenas 70% concluem o ensino médio.
Entre os estudantes de baixa renda, 87,6% ingressam no ensino fundamental, mas somente 50% conseguem finalizar o ensino médio. Em comparação, entre os jovens de maior renda, 96,1% iniciam o ensino fundamental e 88,3% chegam a completar o ensino médio.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de políticas públicas para melhorar esses números. “Perdemos 30% do Brasil, e entre os mais pobres, perdemos a metade. Isso reforça a necessidade de estratégias voltadas para equidade e inclusão”, afirmou o ministro.
Os dados também mostram disparidades raciais: 94,1% dos jovens brancos começam o ensino fundamental, e 77,7% concluem o ensino médio. Já entre a população preta, parda e indígena, 91,1% iniciam o fundamental, mas apenas 66% finalizam o ensino médio.
A região Sudeste apresenta a menor taxa de evasão, com 76,8% dos alunos concluindo o ensino médio. Por outro lado, no Norte, apenas 58,4% dos estudantes conseguem terminar essa etapa.
Mais em Portal Notícia Tem.