Imagens mostram densa fumaça, especialmente na região oeste, onde queimadas afetam a Amazônia e o Pantanal.
No último domingo, 15, o Deep Space Climate Observatory (DSCOVR), telescópio da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), capturou imagens que mostram o Brasil coberto por fumaça. Especialmente na região oeste, onde queimadas ocorrem na Amazônia e no Pantanal, a densidade de fumaça é impressionante.
O DSCOVR, lançado em fevereiro de 2015, está posicionado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra. Por isso, ele oferece uma visão ampla de fenômenos atmosféricos e espaciais, monitorando o fluxo de nuvens e massas de ar.
Neste caso, o equipamento registrou uma enorme massa cinza sobre uma vasta parte do território brasileiro. A cor acinzentada, portanto, é resultado da fumaça gerada pelas queimadas.
A quantidade de fumaça é tão grande que, mesmo com o satélite distante, ela pode ser claramente vista. As imagens mostram um corredor de fumaça que se estende principalmente pela Floresta Amazônica e pelo Pantanal, descendo em direção ao sul do país.
Além disso, no primeiro semestre deste ano, a Amazônia registrou o maior número de focos de incêndio de sua história. A seca também causou a baixa recorde dos rios da região, o que prejudica não só o transporte, mas também a pesca, o abastecimento e o turismo.
Mais em Portal Notícia Tem.